quarta-feira, 13 de maio de 2009

A psicologia e o Desporto

A psicologia tem adoptado um papel signaficativo na sociedade moderna: è utilizada em diversas áreas, com diferentes objectivos, estudada de diversas formas. Mas o que é a Psicologia? A Psicologia é a "ciência" que estuda os processos mentais e o comportamento humano. A Psicologia não é um método certo, daí que ainda não seja designada uma ciência, uma vez que não se consegue estudar ou perceber os processos mentais, mas consegue ser analisada e muito bem interpretada através do comportamento.
O Desporto é um vasto meio com div
ersos objectivos, onde se insere a psicologia na perfeição. Recentemente, surgiu uma adaptação da Psicologia ao desporto, uma vez que o bem estar mental é uma das componentes indispensáveis ao conceito de Saúde, que é a mais importante condição na vida de um desportista. Assim, e numa tentativa de conciliar esse bem estar mental ao rendimento pessoal dos atletas, surgiu esta nova disciplina técnica, que é usada no apoio aos atletas, com o objectivo de fortalecer a estrutura mental do desportista, a gerir as emoções e na capacidade de combate a situações adversas. Estes foram os objectivos primários da Psicologia no desporto (entre outras).
Mas Psicologia e desporto não são compatíveis apenas nestas situações. Acredito (e estou a falar de uma opinião pessoal) que no treino desportivo, a psicologia pode ser introduzida para gerir e desenvolver a capacidade cognitiva dos atletas, e é sobretudo nesta opinião e na capacidade que a Psicologia tem de combater situações adversas, que se vão focalizar as minhas opiniões.

Sem comentários:

Enviar um comentário